Contagem possui um local não apenas de arrecadação, mas de distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade via instituições cadastradas: o Banco de Alimentos. A unidade tem auxiliado pessoas em situação de insegurança alimentar, ao combater o desperdício de alimentos. Ao todo, 25 toneladas de produtos alimentícios são doados ao local, por mês por empresas parceiras e repassadas às pessoas pelas entidades. Os produtos em bom estado para o consumo, mas que seriam descartados por não terem valor comercial, são doados a 55 instituições que fazem a distribuição desses alimentos, contribuindo com o combate à fome e garantindo a dignidade das pessoas assistidas.
Somente em 2023, quase 300 mil toneladas de alimentos foram arrecadadas junto às empresas parceiras e, após seleção, 70% desta quantidade foram repassadas às instituições, beneficiando quase 8.000 pessoas. Outro percentual, cerca de 15%, é transformado em compostagem e repassado às hortas comunitárias da cidade, contribuindo com o cultivo agroecológico, proporcionando maior produtividade e lucro dos empreendedores.
Alimentos doados pelas empresas parceiras são separados, selecionados e repassados às instituições cadastradas
que distribuem as pessoas em situação de vulnerabilidade. Foto: Ricardo Lima/PMC
“Além do trabalho de distribuição de alimentos que seriam descartados por não terem valor comercial, o Banco de Alimentos mantém parceria com várias instituições, a fim de realizar, periodicamente, capacitações, cursos e oficinas para a população”, contou a gerente do Banco de Alimentos de Contagem, Ayala Santerio.
Segundo ela, também são desenvolvidas receitas, saborosas e saudáveis, a partir do reaproveitamento dos alimentos doados, que são enviadas, rotineiramente, para as instituições. “Todas as receitas são livres de açúcar, proporcionando às pessoas que consomem, não apenas uma experiência saborosa, como também adequada”, ressaltou Ayala.
O Banco de Alimentos também promove encontros periódicos, entre as empresas parceiras e as instituições cadastradas, para troca de informações e experiências, assim como a degustação de novos pratos preparados a partir do reaproveitamento dos alimentos.
Bolos de cenoura e de casca de banana, cupcake de maçã, beijinho de abacaxi, além de sucos naturais são algumas das opções
de alimentos saudáveis produzidos com as sobras dos alimentos. Fotos: Ricardo Lima/PMC
Entre os parceiros atuais, que doam constantemente alimentos a serem distribuídos nas instituições estão a DMA Distribuidora, Mineirão Atacarejo, Carrefour, Supermercados BH, Baldini, Arcor e Master Pão.
O Banco de Alimentos está de portas abertas e os interessados em ser parceiros para doar itens alimentícios ou instituições que queiram ser beneficiadas com doações devem entrar em contato pessoalmente (rua São Lucas, 266 - Água Branca) ou pelo telefone (31) 2342-3640.
Banco de Alimentos de Contagem
Rua São Lucas, 266 - Água Branca